Seguidores

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Fio resistivo e resistência para bobina de ignição do fusca, brasilila, variant, tl etc.

O fio que vai para a bobina é um fio chamado "resistivo" e olhando o esquema acima você irá ver que sai da chave de ignição terminal 15 e chega direto na caixa de fusíveis fio de 1,5mm esse esquema não é 100% igual do seu carro mas serve como base pois algumas coisas não mudam sua configuração tipo essa que expliquei acima.

Veja essa explicação bem mais detalhada:

Alinhe o corte em “V” da polia com a emenda das carcaças do bloco do motor. Nesta posição o rotor fica apontando para o cabo de vela do 1º cilindro e na marca do distribuidor.

Com relação as bobinas lhe esclareço que elas tem diferencias entre si. Para a ignição eletrônica a bobina recomendada é a KW vermelha n.º 9 220 081 067, uma bobina mais fraca como a E 12 (alumínio) ou K 12 (azul) não terão um bom desempenho provocando falhas na ignição.
Instale fio resistivo (feito de níquel-cromo) entre a chave de ignição e o borne 15 (positivo) da bobina de ignição.

O cabo resistivo tem por finalidade criar uma queda de tensão na bobina de ignição, assim ao invés da mesma ser alimentada com 12 volts ou mais como é costume (até 14 volts com o motor em funcionamento), a mesma será alimentada com uma tensão de aproximadamente 9V. Isso contribui com o aumento da sua vida útil, uma vez que essa tensão é suficiente para manter as características do sistema sem aquecer a bobina.

Você até poderá utilizar um fio comum para isso e não notará nenhuma diferença em termos de funcionamento logo de início. Com o tempo, a bobina vai se envelhecendo e vai perdendo suas propriedades eletromagnéticas, assim, um calor um pouco maior aplicado sobre ele poderá provocar falhas em seu funcionamento.

Mantenha sempre as características originais do sistema. A resistência do cabo é de aproximadamente 0,8 ohms, se não tiver o fio resistivo, num desmanche com certeza você irá encontrar um pedaço desse fio num chicote de algum veículo desmontado. Se não achar, poderá comprar um resistor de 0,8 ohms em qualquer loja de eletrônica. Utilize um resistor de pelo menos 5W de potência.

8 comentários:

  1. blza amigo, muito util essa informação, muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. A internet é uma ferramenta magnífica, com colaboradores do seu quilate amigo, todos só teem a ganhar em conhecimento e em tempo. Muito bem explicado... parabéns, me foi muito esclarecedor, obrigado!

    ResponderExcluir
  3. onde eu consigo o esquema de ligação? Nao apareceu aqui o link.

    ResponderExcluir
  4. Estou com poblema con meu fusca a luz do pos chave nao acende chega o fio azul na bobina mas não sai faísca me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  5. Minha c10 e bubina067 tava aquecendo e falhando coloquei resistência ficou boi a toda

    ResponderExcluir
  6. Alguem saberia informar onde comprar este fio resistivo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque um resistor de 0,8 home de 5w de potência q é suficiente

      Excluir
  7. POSSO COLOCAR 2 RESISTOR DE 5W , OU É SO UM MESMO, POIS COLOQUEI 2, E NAO DEU NEM LUZ DE BATERIA

    ResponderExcluir